História da Grécia

 

A Grécia é considerada como o berço da civilização ocidental. Por volta de 5000 aC, povos do Oriente Médio migraram para as ilhas gregas. Entre cerca de 3.000 aC e cerca de 1100 aC, floresceu a Civilização Minoica, em Creta e outras ilhas gregas. Por volta de 1620 aC, houve a erupção de Santorini.

Nos séculos seguintes a 1600 aC, as Ilhas Gregas foram dominadas pela Civilização Micênica. Por volta de 1250 aC, deu-se a Guerra de Troia.

O período áureo da hegemonia grega ocorreu no século 5 aC, sob o governo de Péricles, quando o Partenon de Atenas foi erguido. Com Alexandre, o Grande, da Macedônia, a cultura helênica expandiu-se pela Pérsia, Índia, Egito e todo o Mediterrâneo.

Seguiu-se o domínio romano. Em 380, o Imperador Teodósio tornou o Cristianismo uma religião oficial do Império Romano e, anos depois, proibiu os Jogos Olímpicos, que eram realizados há mais de mil anos. Com a divisão do Império Romano, no final do século 4, a Grécia tornou-se parte do Império Romano do Oriente, chamado depois de Império Bizantino. No século 15, a Grécia era parte do Império Otomano, que conquistou Constantinopla. A independência ocorreu em 1829.

Mais: Geografia e Mitologia

 

 

A Morte de Sócrates, pintura de Jacques-Louis David (1787). Sócrates (470-399 aC) é considerado, por muitos, o pai da filosofia ética e moral. Não deixou obra escrita por ele mesmo que seja conhecida e preferiu ser condenado à morte a abdicar de seus princípios. Seus ensinamentos, entretanto, perduram até hoje.

 

Alexandre, o Grande (mosaico em Pompeia). Alexandre, pupilo de Aristóteles, nasceu em Pela, antiga capital da Macedônia, em 356 aC. Foi um dos maiores conquistadores e estrategistas militares da história.

 

 

 

Péricles fala para os atenienses com a Acrópole, ao fundo (Publisher J. C. Winston Company).

 

Arqueologia

 

O Cristianismo na Grécia

Muito da filosofia e tradições gregas começaram a mudar com a influência cristã. No ano 51 dC. São Paulo fez os primeiros discursos cristãos em Atenas, Tessalônica e Corinto. A transferência da capital do Império Romano para Constantinopla, no final século 4, influenciou profundamente a Grécia que entrou em seu período bizantino. Até hoje, o catolicismo ortodoxo domina o pensamento religioso da grande maioria da população grega. A Igreja Ortodoxa Grega possui hierarquia eclesiástica própria.

 

Sócrates

 

Imperio Otomano

 

Mitologia grega

 

Historia Egito

 

O Rapto de Helena, óleo sobre tela do artista baiano José Theófilo de Jesus (1758-1847), acervo do Museu de Arte da Bahia. A Guerra de Troia é um dos eventos mais lembrados da história da Grécia.

 

Grécia Imagens

 

Grécia

 

 

 

Mapas da Grécia

 

Péricles e Acropolis

 

Alexandre o Grande

 

 

Copyright © Guia Geográfico - helenismo, cultura clássica.

 

História da Grécia

 

 

 

Turismo Grecia