Mitologia Grega

 

A Grécia antiga possuía uma das mais criativas e extensas mitologias de toda a história da humanidade. A imaginação fértil dos gregos trazia as tramas de deuses e semideuses para os fatos históricos relatados na época, como os casos clássicos da Ilíada e da Odisseia de Homero. Teve também grande influência no Teatro Grego, muitas peças tinham base em tramas dos deuses.

Muitas das tradições, que chegaram até nós, têm origem em sincretismos da Mitologia Grega com a de outros povos, como os romanos e egípcios.

Nos primeiros séculos da Era Cristã os gregos iniciaram sua conversão para o cristianismo, abandonando todos os outros deuses. Entretanto, a mitologia grega permanece até hoje nas artes e na literatura. O mundo científico também presta homenagem aos deuses gregos, como no caso dos nomes dados aos planetas do sistema solar.

Mais: História da Grécia

 

Venus desarma Marte (pintura de Jacques-Louis David (1748-1825)). Pela mitologia grega, Afrodite (Venus dos romanos) era a deusa do amor e da beleza. Ares (Marte dos romanos) era o deus da guerra, representando o espírito de batalha.

 

Mitologia

 

◄ Grécia

 

A ninfa Eco observa Narciso contemplando seu reflexo na água (tela de J. William, 1903). O belo Narciso era filho do deus Cefiso e da ninfa Liríope. Conta a lenda que ele se apaixonou pela própria imagem, afogando-se no rio ao contemplá-la.

 

 

Narciso

 

 

 

Dédalo e Ícaro (pintura de Lord Leighton). Conta a lenda que para fugir de Creta, Dédalo confeccionou asas de cera para ele e para seu filho Ícaro. Durante o voo, Ícaro chegou muito perto do sol, derretendo suas asas e caindo no mar.

 

 

Historia Grecia

 

 

Turismo Grecia

 

Copyright © Guia Geográfico - Mitologia Grega. Venus e Marte, Dédalo e Ícaro. Narciso. Deuses Gregos.

 

 

Dedalo e Icaro

 

Deuses

 

Mitologia Grega